Imagen ilustrativa


Por José Carlos Araújo

Muitos a entendem como a desgraça do novo século, outros como a saída de escape de qualquer problema futuro existente na escola, no trabalho, nas ruas e até na hora de um novo relacionamento.

A internet surgiu como alternativa em todos os campos da nossa rotina, mas com ela vieram também seus problemas, dos mais simples aos mais graves.

Mas há quem acredita que a internet 3G, por exemplo, não é a ferramenta perfeita ou suficiente para resolver de forma rápida como num click problemas que por ventura os encontramos em nossa dia a dia.

Uma reportagem publicada pela UOL em julho de 2010 expôs claramente quais as vantagens e desvantagens da Internet 3G no Brasil, onde apresentou quais os problemas mais comuns da ferramenta pós-moderna.

Reclamações como da baixa velocidade e lentidão na conexão estão entre as maiores reclamações.

A mesma reportagem sugeriu a ANATEL uma pesquisa bem elaborada e ao mesmo eficiente para saber dos usuários como esta sendo o desempenho da internet 3G, para em seguida sugerir também novos padrões de qualidade sobre seu uso e eficiência quanto o uso da 3G.

A mesma pesquisa revelou números de acessos pela 3G e ainda apontou dados sobre como os brasileiros estão cada vez mais dependentes da ferramenta ou necessitados.

A banda larga que teoricamente seria mais utilizada apresentou pela pesquisa sinais de decadência, levando em conta, a forte concorrência da 3G.

A mesma busca ouviu especialistas da área, como Ruy Bottesi, presidente da AET que resume a finalidade da internet 3G num parâmetro simples que contrasta a realidade atual da banda larga no país.

Acesse este link e leia e saiba quais obstáculos enfrenta a internet 3G no Brasil:

http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/08/03/rede-3g-mais-eficiente-depende-de-regras-de-qualidades-e-esbarra-em-natureza-tecnica.jhtm

Ainda de acordo com a reportagem, a mesma consulta abre breve discussão ao indicar por meio de dados já pré-estabelecidos as taxas de conexões a banda larga, garantia de velocidade e também outros parâmetros como a qualidade dos serviços.

Acesse este link e leia a reportagem sobre a consulta da Anatel que revista a qualidade da 3G:

http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/08/03/entenda-os-parametros-de-qualidade-para-a-internet-3g-propostos-pela-anatel.jhtm

Aqui neste site abaixo você encontrará dicas e outras informações sobre o órgão regulador Anatel:

http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/ListaConsultasContribuicoes.asp?Tipo=1&Opcao=andamento