Por José Carlos Araújo

Até o primeiro semestre a Ouvidoria Geral do TCE em Mato Grosso teria registrado, segundo fontes ligadas ao órgão, 609 denuncias, 270 chamadas. O que significa, de acordo com a mesma fonte um total de 259 denuncias a mais em relação a 2009.

Veja que entra novamente o papel importante da divulgação pelos meios de comunicação do estado, pois, o responsável pela mídia do único meio utilizado para estas referidas denuncias, 0800 647 2011, a secretária executiva Naíse Godoy, disse que a imprensa (TV, Rádios, jornais impressos, sites e outros) é que fazem essa função.

Se a internet, por exemplo, entra nesse fator como responsável pela divulgação de candidatos, e responsável ao mesmo tempo por uma grande parcela de votos desses mesmos candidatos, porque não responsabilizar a Web @2.0 como a principal relação eleitor/eleição.

É fato que essas “Ouvidorias” nem sempre dão o resultado esperado pela sociedade, e fato também, que precisamos ser estimulados e encorajados a efetuar tais denuncias.

Dessa vez a coisa esta mais séria segundo o TSE. 44 chamadas foram transformadas em processos que estão em tramitação, e 38 em pontos de controle. Mesmo não sabendo o que significa. E por fim, 340 casos arquivados e encaminhados a relatoria.