Por José Carlos Araújo com o site Olhar Direto 

Pronto agora sim, o PP do deputado estadual José Riva concluiu mais uma etapa daquilo proposto e articulado pela sigla de janeiro até hoje (29). 

Saiu a lista tão esperada por muitos políticos e correligionários do estado de Mato Grosso, pois a final de contas, muitos do próprio partido esperavam suas chances de se colocarem como candidatos novamente, o que não aconteceu como planejado. 

Surpresas ou não os pepistas lançaram nada mais nada menos que (28) candidatos a estadual e (24) a federal. 

Há quem diga que isso, também é uma grande jogada, pois quanto mais representarem o partido (PP), mais dura o reinado. 

O partido atualmente é responsável pelas grandes articulações partidárias em Mato Grosso, e atua como uma espécie de “íconi” dentro da Assembléia Legislativa comando pelo atual deputado estadual José Geraldo Riva – o homem forte que comanda seus seguidores como um verdadeiro general de brigada. 

Pois bem, sendo assim, nomes como do apresentador e atual vereador Gilson de Oliveira, também um dos fortes do partido, fica de fora dessa vez. 

O empresário Roberto Dorner diretor proprietário do Grupo Roberto Dorner de Comunicação em MT (SBT), que demonstrou maturidade e competência como nos seus negócios esta dentro, mas como deputado estadual para abrir vaga para outro empresário do norte. Veja a reportagem completa. 

O PP vai lançar 28 candidatos a deputado estadual e 24 a federal na eleição deste ano, conforme ficou definido em convenção nesta terça-feira (29) na sede regional da sigla progressista. Três comunicadores integram a lista de postulantes. Tratam-se do deputado Maksuês Leite, que busca a reeleição, e do ex-deputado estadual, Walter Rabello, que perdeu o mandato em 2007 sob acusação de infidelidade partidária por ter deixado o PMDB e ter migrado para o PP, enquanto o ex-deputado federal, Lino Rossi, vai concorrer vaga na Câmara Federal. O apresentador de TV Everton Pop, no entanto, desistiu de concorrer ao cargo. 

Por enquanto, o nome do presidente estadual do partido, Chico Daltro, cotado para assumir a vice da chapa do governador Silval Barbosa (PMDB) ainda consta na relação, já que a situação ainda está indefinida, aguardando respaldo dos dirigentes do PMDB e do PR (partidos em que o PP coligou na chapa majoritária). 

Também foram homologadas as candidaturas a deputado estadual do presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Deucimar Silva, e do vereador Leve Levi. Além do presidente da AL, deputado José Riva, buscarão a reeleição o deputado Airton Rondina, o Português.  De úlltima hora, o empresário de Sinop, Roberto Dorner (ex-PDT e hoje PP), decidiu disputar cadeira da Assembleia Legislativa. 

Coligação  Na coligação proporcional, a sigla progressista não firmou aliança com o PMDB e O PR como ocorreu na majoritária e conseguiu obter apoio de seis partidos nanicos. São eles: PHS, PTC, PMN, PRB e PTN.
 

Estadual

empresário Roberto Dorner, de Sinop

deputado estadual Airton Rondina, o Português
deputado estadual José Riva
Leandro Soares, filho do conselheiro do TCE Alencar Soares
Leomar, de Cáceres
Marcos da Rosa, Canarana
Polaco, Colíder
vereador Deucimar Silva, de Cuiabá
vereador Leve Levi, de Cuiabá
Juarez Fiel, de Cuiabá
Walter Rabello, de Cuiabá
Coronel Taborelli, Cuiabá
Valdizeth, Jaciara
Gustavo
deputado Antônio Azambuja
Silvio, de Pontes e Lacerda
Luizinho, de Primavera do Leste
Ezequiel da Fonseca, ex-prefeito de Reserva do Cabaçal
Cido Silva, de Rondonópolis
Franquini, Tangará da Serra
deputado Maksuês Leite
Roberto Goianno, de Peixoto de Azevedo
Betinha, Várzea Grande
Ivana Correa da Costa, Cuiabá
Almira Ibama, Cuiabá
Izolina, Campo Novo do Parecis 

Federal – lista prévia 

deputado federal Pedro Henry
deputado federal Chico Daltro
deputado federal Eliene Lima
Neri Gueller, suplente de deputado federal
Genésio, de Juína
Bispo Sérgio, Cuiabá
Beto Farias, Araguaia
Muvuca, Cuiabá
Messias, de Primavera
Marcelo de Melo Costa, Cuiabá
Cláudio José da Silva, de Cuiabá
Davi Nascimento, Cuiabá
Amorésio Dias Vidrago, Diamantino
Avelino da Silva Ribeiro, Várzea Grande
Jaqueline, Várzea Grande
Ana Flávia Botelho, Cuiabá
Neusa A de Souza Gomes, Cuiabá. 

Foto: AL MT

E ai, foi o que você esperava?