Por José Carlos Araújo

As redes de relacionamentos estão se tornando a cada dia mais uma ferramenta indispensável aos seres humanos, como formas afetivas profissionais ou de uso profissional para as pessoas. Também entendidas como Redes Sociais a Web 2.0 é atualmente uma das mais importantes mediadorass entre o homem a e máquina.

A importância de se conectar a alguém, é um dos mais importantes elementos dessa nova tecnologia moderna de suporte.

Pela Web é possível também, a troca informações, o compartilhamento de idéias entre as pessoas e os mais diferentes interesses comuns.

É lógico, podemos perceber o quanto a internet atualmente nos dá a possibilidade de interagir os mais diferentes assuntos, com abrangência nos mais diferentes setores. Alguns desses setores são o político e o econômico que geralmente usam uma linguagem simbólica fácil e rápida de ser compreendida.

Não tão somente esses dois exemplos, a Web 2.0 também é capaz de representar os limites culturais traçando uma relação de Poder.

Muitos sabem da importância dessa ferramenta, más, muitos também desconhecem seus valores e até mesmo a importância do uso da ferramenta do futuro e suas divisões. Podemos aqui citar inúmeros modelos que propositalmente fazem da internet uma vertente indispensável, como: as redes sociais primárias ou informal, que estão presentes todos os dias em nossas vidas por meio de um simples click como no msn, orkut, e-mail entre outros.

As secundárias ou Global – representadas por redes formadas por profissionais e funcionários de instituições públicas, e por fim, a intermediária ou rede associativa formadas por pessoas capacitadas e especializadas, que de forma inteligente previnem seus setores como saúde, igreja entre outros.

Percebeu o grau de responsabilidade da Internet ou Web 2.0? Temos a mais absoluta certeza que seu manuseio vai muito mais além daquilo que chamamos de click ou imaginamos estar usando.

Orkut, Facebool, Myspeace, Linkedin, Digg, Flickr e Twitter.com são apenas aulguns exemplos, que nos dão uma perfeita noção dos valores da Web 2.0, como conceitos sociais dessa aldeia tecnológica mundial denominada Nova Mídia. Fonte: Novas Mídias e Novas Tecnologias.

Qual sua importância? Como devemos usá-la? Por onde começarmos? Qual o seu valor? Como a ferramenta pode nos servir? Quando e onde podemos começar a usá-la? Esses são apenas alguns questionamentos que marcam esse nosso início de relacionamento com a Internet e uma conectividade Inteligente e Ética que usada de maneira correta nos trará os mais importantes benefícios.